Covid-19

Beneficência Portuguesa tem surto de Covid

Acompanhante relata que pelo menos dez pacientes positivaram; hospital confirma sete casos

Mesmo com o bom resultado oriundo do avanço da vacinação, o coronavírus ainda exige cuidados e atenção. Essa semana, a Beneficência Portuguesa de Pelotas registrou um surto de Covid-19 fora da ala de isolamento, destinada ao tratamento de pacientes com a doença. Pelo menos sete pessoas confirmaram a infecção pelo vírus e foram isoladas.

Uma das pacientes positivadas é a mãe de Alice*, que internou para uma operação de retirada de pedra na vesícula e começou a apresentar febre e fraqueza, o que provocou o adiamento do procedimento. A filha afirma que começou a solicitar a testagem, entretanto, segundo ela, o médico responsável negou por dias o exame.

"Ela fez dois testes quando entrou e deram negativo. Ela começou com sintomas nove dias após dar baixa. Eu entrei em contato com o médico e pedi muito para que fizesse o teste, tomasse uma providência, porque ela estava piorando a cada dia e a gente notava essa piora. Ela não queria comer, a saturação dela foi a 78 e ele dizia que era tudo normal pela vesícula", conta.

Vendo que a mãe não estava bem, Alice* buscou outros meios para conseguir a autorização do exame para detectar a presença do vírus, confirmada com o resultado. De acordo com ela, além da mãe, outros pacientes do mesmo quarto e do quarto ao lado precisaram ser testados e cerca de dez tiveram o mesmo diagnóstico. "Eu não desconfiava [que era Covid], mas tinha que excluir a possibilidade. Quando ela fez o teste e deu positivo, me apavorei", desabafa.

O que diz o hospital e SMS

Segundo a assessoria de imprensa da Beneficência Portuguesa, sete pacientes apresentaram sintomas e foram testados, confirmando a infecção de todos. A gerência de enfermagem garante que as medidas foram adotadas corretamente. "Todos foram imediatamente isolados e estamos adotando todos os protocolos necessários", destaca.

Em nota, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou a identificação do surto "em uma instituição hospitalar do município, com registro de sete pacientes positivos". O órgão informa que 24 trabalhadores da unidade e outros 17 pacientes foram testados e aguardam resultado. "Nesse momento, além do plano de testagem, é necessário aumentar as medidas de controle, como o uso de EPIs, seguindo o que está previsto no plano de contingência do hospital, além de revisar e monitorar todos os protocolos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar", orienta a chefe da Vigilância Epidemiológica, Aline Machado da Silva.

A reportagem questionou o monitoramento e testagem dos acompanhantes que tiveram contato com os positivados, mas o hospital e a SMS não se pronunciaram.

 

* = nome fictício

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atendimentos na UBS Cohab Fragata estão suspensos Anterior

Atendimentos na UBS Cohab Fragata estão suspensos

Projeto de extensão promove simulação das Nações Unidas Próximo

Projeto de extensão promove simulação das Nações Unidas

Deixe seu comentário